
DOENÇAS PERIODONTAIS
A MANEIRA CORRETA DE CUIDAR DA SUA SAÚDE BUCAL
SOBRE
Nossa história
O site tem como finalidade apresentar informações para as pessoas sobre o que é doença periodontal, destacando as formas de prevenção, e demais conhecimentos e curiosidades sobre tal doenças além de possíveis causas de acometimento e agravantes relacionado à outras doenças crônicas e sistêmicas.
O Quiz tem como propósito testar o conhecimento da polução em geral sobre periodonto e visar o quanto o leitor aprendeu através do site, dando uma pontuação a esses indivíduos e esclarecendo quando for errônea sua resposta.
O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?
A doença periodontal é uma infecção de origem bacteriana que acomete os tecidos de sustentação dos dentes (gengiva e ossos). É considerado um dos principais agravos em saúde bucal, classificado como a segunda maior patologia bucal, acometendo de 50 a 90% da população mundial. É descrita como uma doença crônica, progressiva, multifatorial, causada, principalmente, por bactérias Gram-negativas, compreendendo um grupo de eventos que afetam a saúde bucal e que podem levar à perda de dentes.



CONHECENDO A DOENÇA
QUAL A CAUSA DA DOENÇA PERIODONTAL?
A principal causa.
Os dados oferecidos pela revisão da literatura nos permitem afirmar que a prevalência das doenças gengivais e periodontais continua muito elevada e independe da idade e status socioeconômico, estando diretamente associada à higiene oral deficiente.

SINAIS E SINTOMAS
Quais são?
A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar ciente de qualquer um dos sintomas abaixo:
Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
Gengiva retraída;
Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
Dente amolecido;
Próteses parciais que se desajustaram;
Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
Dores agudas ao mastigar os alimentos;
Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

EXISTEM TRÊS ESTÁGIOS DA DOENÇA PERIODONTAL:
ETAPA 1:
Gengivite - Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.

EXISTEM TRÊS ESTÁGIOS DA DOENÇA PERIODONTAL:
ETAPA 2:
Periodontite - Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa . Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.

EXISTEM TRÊS ESTÁGIOS DA DOENÇA PERIODONTAL:
ETAPA 3:
Periodontite avançada - Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.

DIAGNÓSTICO
Qual é?
Caso não seja removida por meio de escovação ou pelo uso diário do fio dental, a placa (biofilme dental) se transforma em tártaro (cálculo dental), que possui uma superfície áspera e retentiva facilitando assim a retenção de mais placa. As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso.

PREVENÇÃO
Como prevenir?
Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos pode matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.
Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis.
Permanecer magro pode ajudar no combate à doença gengival.
Estilo de vida saudável pode diminuir o risco de doença periodontal.
Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite.

TRATAMENTO
O que fazer?
Uma raspagem supragengival feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental).
Caso a doença periodontal esteja em um estágio mais avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva. O dentista utiliza um dispositivo chamado ultrassom para remover a placa bacteriana, o tártaro (cálculo dental) e restos de alimentos acima e abaixo da margem gengival, ou optar pela raspagem manual, com instrumentos chamados curetas, para tornar as superfícies dos dentes lisas. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, ou seja, se você tem periodontite moderada a severa, uma cirurgia periodontal poderá ser realizada por um periodontista a fim de reduzir as bolsas, bem como enxerto ósseo para restaurar o osso perdido.
Medicamento formador de osso ajuda pacientes periodontais.
Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais.
Tratamento da doença periodontal: raspagem e alisamento radicular.

ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES

“PERIODONTITE DE INÍCIO PRECOCE”
O termo “Periodontite de Início Precoce” foi utilizado tanto nas classificações de 1989 como na de 1993. Esse grupo de doenças tinha como características a idade de início menor que 35 anos, rápida taxa de progressão da doença, defeitos na resposta do hospedeiro e associação com uma microflora específica.

"PERIODONTITE AGRESSIVA"
Os participantes do Workshop concluíram que o termo “Periodontite de Início Precoce” era muito restritivo e que, apesar de acometer indivíduos com idade menor que 35 anos, também afetava pacientes mais velhos. Foi, então, recomendada a substituição do termo “Periodontite de Início Precoce” por “Periodontite Agressiva”. Dessa forma, a “Periodontite Agressiva” compreende um grupo de lesões caracterizadas por ocorrer em indivíduos geralmente saudáveis, com tendência à agregação familiar, cujas manifestações clínicas são caracterizadas por rápida perda de inserção e destruição óssea, que não condizem com a quantidade de acúmulo de placa.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Venha nos visitar
Seg - Sex: 9:00 - 18:00
Sáb: 10:00 - 14:00
Dom: fechado
ENTRE EM CONTATO
Av. Silva Lobo, 1730 - Grajaú, Belo Horizonte - MG, Brasil
35162629